“Departamento de guerra”: Trump assina ordem para mudar nome do Pentágono

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva nesta sexta-feira (5) para mudar o nome do Departamento de Defesa para “Departamento de Guerra” — nomenclatura que foi usada até pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial.

Ainda assim, o novo nome deve ser um título “secundário” por enquanto — isso porque qualquer mudança oficial requer ação do Congresso.

A ordem deve orientar todos os departamentos e agências executivas a reconhecer e acomodar esses títulos secundários em comunicações internas e externas.

Também instruirá o secretário Pete Hegseth a recomendar ações — incluindo legislativas e executivas — para renomear permanentemente o Departamento de Defesa dos EUA para Departamento de Guerra dos EUA, de acordo com um informativo da Casa Branca.

A última vez que o nome do departamento foi alterado foi por meio de uma lei do Congresso.

O Departamento de Defesa americano também é chamado muitas vezes de Pentágono, nome da sede onde fica o órgão.

“Nome muito mais apropriado”, diz Trump

Durante o evento de assinatura, Trump afirmou achar que o nome “Departamento de Guerra” é “muito mais apropriado, especialmente considerando a situação atual do mundo”.

“Acho que envia uma mensagem de vitória. Acho que envia realmente uma mensagem de força. Somos muito fortes. Somos muito mais fortes do que qualquer um poderia realmente entender”, disse o presidente.

Hegseth destacou que a mudança de nome “não se trata apenas de renomear, mas de restaurar”. Ele afirmou que as Forças Armadas “partirão para o ataque, não apenas para a defesa” e, refletido na mudança de nome, o país “formará guerreiros, não apenas defensores”.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *