O ministro de Portos e Aeoportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), afirmou, em entrevista à CNN nesta sexta-feira (5), que candidaturas da centro-direita à Presidência da República em 2026 significam o “arquivamento do bolsonarismo”.
Silvio Costa vai à B3 nesta tarde para participar do leilão do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá. A obra conta com investimentos dos governos estadual e federal. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também devem comparecer ao evento na B3, no centro da capital paulista.
“Eu acho que os nomes que estão colocados até agora, o governador Tarcísio, que tenho muito apreço, o governador Ratinho, o governador Zema, as possíveis candidaturas deles, na minha avaliação, serão o arquivamento do bolsonarismo no país”, disse o ministro.
“Temos que entender se é isso que o ex-presidente quer, por tudo que ele construiur na sua vida pública”, acrescentou Silvio Costa.
Os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciaram suas pré-candidaturas ao Palácio do Planalto nas eleições do ano que vem.
Outros nomes também estão sendo cogitados para a disputa que se aproxima. Entre eles estão os governadores do Paraná, Ratinho Jr., e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ambos do PSD, além de Tarcísio de Freitas.