O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, deixou a capital Pyongyang de trem nesta segunda-feira (1º) a caminho de Pequim, informou a agência de notícias Yonhap, utilizando um meio de transporte lento, porém especializado, que os líderes do país recluso utilizam há décadas.
Não ficou claro qual trem ele utilizou, mas, no passado, ele viajou em trens blindados que oferecem um espaço mais seguro e confortável para uma grande comitiva, seguranças, alimentação e comodidades, além de um local para discutir agendas antes de reuniões, segundo especialistas.
Desde que assumiu a liderança no final de 2011, Kim utilizou um trem para visitar China, Vietnã e Rússia.
Como são por dentro
Não está claro quantos trens os líderes norte-coreanos utilizaram ao longo dos anos, mas Ahn Byung-min, especialista sul-coreano em transporte norte-coreano, afirmou que vários trens eram necessários por razões de segurança.
Ahn disse que esses trens têm de 10 a 15 vagões cada, alguns dos quais são usados apenas pelo líder, como um quarto, mas outros transportam seguranças e equipe médica.
Eles também costumam ter espaço para o escritório de Kim, equipamentos de comunicação, um restaurante e vários vagões de transporte de carros para dois Mercedes blindados, acrescentou.
Um vídeo divulgado em 2018 pela TV estatal norte-coreana mostrou o líder se reunindo com altos funcionários chineses em um amplo vagão de trem cercado por sofás cor-de-rosa.
O vídeo também mostrou o vagão que abrigava o escritório de Kim, com uma mesa e cadeira, e um mapa da China e da Península Coreana na parede atrás.
Em 2020, imagens da TV estatal mostraram Kim viajando de trem para visitar uma área atingida por um tufão, oferecendo um vislumbre de um vagão decorado com iluminação em formato de flor e cadeiras de tecido com estampa de zebra.
No livro “Expresso do Oriente”, de 2002, o oficial russo Konstantin Pulikovsky descreveu uma viagem de três semanas a Moscou de Kim Jong-il, pai e antecessor de Kim Jong-un.
Nesse trem, caixas de vinho Bordeaux e Beaujolais foram transportadas de Paris, assim como lagostas vivas, segundo o livro.

Como as fronteiras são cruzadas
Quando Kim Jong-un pegou o trem para a Rússia, inclusive em 2023 para uma cúpula com o presidente Vladimir Putin, os conjuntos de rodas tiveram que ser reconfigurados em uma estação de fronteira porque os dois países usam bitolas ferroviárias diferentes, disse Ahn.
Embora não haja tal exigência para a China, uma locomotiva chinesa puxa o trem assim que ele cruza a fronteira, porque um engenheiro local conhece o sistema ferroviário e os sinais, disse Kim Han-tae, um ex-engenheiro ferroviário sul-coreano que escreveu um livro sobre as ferrovias da Coreia do Norte.
Para viajar a cúpulas anteriores com Xi, a fila de vagões de trem especialmente equipada de Kim era geralmente puxada por locomotivas DF11Z verdes idênticas, locomotivas chinesas ostentando o emblema da estatal China Railway Corporation, com pelo menos três números de registro de série diferentes, segundo uma análise de imagens da mídia.
Ahn observou que os números de série eram 0001 ou 0002, sugerindo que a China estava fornecendo a ele locomotivas reservadas para os funcionários mais graduados.
E quando Kim viajou pela China para sua cúpula de 2019 com o presidente americano Donald Trump no Vietnã, seu trem foi puxado por uma locomotiva vermelha e amarela estampada com o logotipo ferroviário nacional da China.
O trem pode atingir velocidades de até 80 km/h na rede ferroviária chinesa, em comparação com um máximo de cerca de 45 km/h nos trilhos da Coreia do Norte, explicou Ahn.
Quem utiliza os trens de Kim Jong-un
O líder fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, avô de Kim, viajou regularmente de trem para o exterior durante seu governo até sua morte em 1994.
Kim Jong-il utilizou exclusivamente trens para visitar a Rússia três vezes, incluindo uma viagem de 20 mil km até Moscou em 2001.
Ele morreu de um suposto ataque cardíaco no final de 2011, enquanto viajava em um de seus trens, e o vagão está em exposição em seu mausoléu.
O fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, avô de Kim, passou regularmente de trem para o exterior durante seu governo até sua morte em 1994.
Kim Jong-il utilizou trens exclusivamente para visitar a Rússia três vezes, incluindo uma viagem de 20.000 km até Moscou em 2001.
Ele morreu de um suposto ataque cardíaco no final de 2011, enquanto viajava em um de seus trens, e o vagão está em exposição em seu mausoléu.
O trem tem sido o centro da propaganda estatal em torno das longas viagens de trem da família governante Kim para encontrar norte-coreanos comuns em todo o país.
Em 2022, a televisão estatal mostrou Kim Jong-un fazendo o que chamou de “exaustivo passeio de trem” pela Coreia do Norte para inspecionar plantações de milho e promover uma “utopia comunista”.