Avião com Alckmin decola da Colômbia rumo a Brasília

Após aguardar por pelo menos seis horas em Cali, na Colômbia, a comitiva liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), embarcou num avião da FAB (Força Aérea Brasileira) rumo a Brasília nesta sexta-feira (29). Ele deve chegar na capital por volta das 23h.

A comitiva estava no México. A aeronave apresentou uma falha durante uma parada programada para reabastecimento nesta manhã já no país sul-americano.

O problema, identificado em uma das mangueiras semi-hidráulicas do avião, impediu a decolagem do voo de retorno ao Brasil, segundo a assessoria da Vice-Presidência.

Além de Alckmin, integram a comitiva o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.

Apesar de a avaliação técnica inicial indicar que a aeronave poderia prosseguir viagem, a FAB recomendou, por medida de cautela, que a comitiva aguardasse o deslocamento de uma nova aeronave do Brasil.

O objetivo da viagem foi ampliar as relações comerciais entre os Brasil e México e buscar alternativas para os produtos brasileiros, sobretaxados com o tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Após a missão comercial, o governo brasileiro informou que os dois países vão se debruçar, nos próximos 12 meses, sobre a proposta de ampliação dos acordos vigentes de comércio exterior e investimentos recíprocos.

Avião que levou Lula ao México também apresentou problema

O avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do México ao Brasil, em outubro do ano passado, após posse da presidente Claudia Sheinbaum, também apresentou falhas técnicas.

Depois do problema, como procedimento de segurança, a aeronave precisou voar em círculos por aproximadamente cinco horas. O objetivo era queimar combustível antes de aterrissar.

O presidente voltou ao Brasil em outro avião. A FAB não divulgou detalhes em relação ao problema técnico que o avião sofreu. Disse apenas que os procedimentos de segurança foram realizados para solucionar a questão.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *