Indígenas preparam plano de comunicação para a COP30 em Belém

Belém sedia nos dias 28 a 31 de agosto, o I Encontro Nacional de Comunicação Indígena (ENCI) que deve reunir 100 representantes de diferentes povos e biomas do Brasil, na Casa Maraká, espaço de mobilização cultural apoiado pela cantora Anitta.

O encontro, organizado pela Mídia Indígena em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas, pretende preparar estratégias de comunicação para a COP30, que será realizada em novembro na capital paraense.

A conferência da ONU deve reunir cerca de 3 mil indígenas, configurando a maior delegação já presente em uma cúpula climática.

Comunicação como território de luta

Segundo os organizadores, o ENCI busca consolidar uma rede nacional de comunicadores indígenas capaz de produzir narrativas próprias, fortalecer a incidência política e dar visibilidade às pautas dos povos originários.

“Esse encontro representa a força coletiva dos povos indígenas na construção de suas próprias narrativas. É um espaço para fortalecer nossa voz, pensar estratégias conjuntas e afirmar que comunicação também é território de luta e de resistência”, afirma Fly Tentehar, da Mídia Indígena.

Entre os nomes confirmados na programação estão Sônia Guajajara (ministra dos Povos Indígenas), Célia Xakriabá (deputada federal) e Kleber Karipuna (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB).

Preparação para a COP30

Um dos pontos altos do encontro é a elaboração do plano de cobertura colaborativa da COP30, que vai definir estratégias de produção, logística e conteúdos para garantir protagonismo indígena durante a conferência.

“Queremos que este plano seja mais do que um registro da COP30. Ele deve ecoar nossas vozes dentro e fora das negociações, mostrando ao mundo os rostos e saberes dos povos indígenas como protagonistas da luta climática”, explica Tipuici Monoki, da Terra Indígena Irantxe (MT).

Casa Maraká

O encontro acontece na Casa Maraká, localizada na Avenida Nazaré, em Belém. O espaço foi criado como centro cultural e de comunicação indígena e terá programação permanente até a COP30.

Segundo os organizadores, a Casa simboliza a continuidade do trabalho do Coletivo Mídia Indígena e de seus parceiros na Amazônia.

Serviço
Encontro Nacional de Comunicação Indígena (ENCI)

  • Data: 28 a 31 de agosto de 2025
  • Local: Casa Maraká – Av. Nazaré, 630, Belém (PA)

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *