Um taxista e um policial militar foram baleados durante uma operação realizada desde as primeiras horas desta terça-feira (26), na Zona Norte do Rio de Janeiro, que tem como objetivo enfraquecer a disputa territorial entre o CV (Comando Vermelho) e o TCP (Terceiro Comando Puro), que atuam na região.
O taxista Robson Lopes Teixeira, de 49 anos, foi atingido por uma bala perdida dentro do Carioca Shopping, localizado em Vicente de Carvalho, próximo ao Morro do Juramento. Ele foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, onde permanece internado em estado estável. Já um sargento do Bope (Batalhão de Operações Especiais) foi baleado em uma das pernas durante a operação no Conjunto do Ipase.
A “Operação Contenção” é realizada por agentes da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital), com apoio de unidades do DGPE (Departamento-Geral de Polícia Especializada) e do Bope.
De acordo com investigações, áreas como Serrinha, Juramento, Campinho e Fubá têm sido palco de confrontos entre integrantes do TCP e do CV. Do lado do TCP, destacam-se os traficantes Wallace de Brito Trindade, conhecido como “Lacoste”, e William Yvens da Silva, o “Coelhão”. Já no CV, a liderança é atribuída a Edgar Alves de Andrade, o “Doca”.
O delegado Paulo Saback, da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes), destacou que a ação foi planejada para conter os avanços das facções.
“É uma operação que busca, no âmbito dessa ideia de contenção, diminuir ou desestimular as ações criminosas naquela região, identificando indivíduos envolvidos nesses conflitos territoriais, cumprindo mandados de prisão e realizando prisões em flagrante”, afirmou.
Segundo Saback, a operação também teve como objetivo destruir barricadas e estruturas usadas por criminosos.
“Mostramos a presença do Estado, conseguimos destruir obstáculos físicos e seteiras, mesmo com barricadas incendiadas pelos criminosos. Também apreendemos um fuzil, uma grande quantidade de drogas e efetuamos prisões”, disse.
No total, três pessoas foram presas — duas por ordem judicial e uma em flagrante por receptação. Além disso, 22 veículos roubados foram recuperados. O pai do traficante “Lacoste” foi conduzido para prestar depoimento, mas não havia mandado de prisão contra ele.