CPMI do INSS: “Espero que haja um trabalho técnico e efetivo”, diz Zucco

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga supostos desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem novo desenvolvimento com a indicação de Carlos Viana (Podemos-MG) como relator. A escolha foi anunciada pela oposição nesta quarta-feira (20), em meio a expectativas de uma investigação rigorosa.

Luciano Zucco (PL-RS) manifestou otimismo quanto à escolha, destacando o perfil técnico do novo relator. Segundo ele, Viana possui histórico positivo, tendo recentemente elaborado um relatório na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que recebeu elogios inclusive de parlamentares governistas.

“A CPMI trará um resultado efetivo. É investigar, buscar transparência, com equilíbrio, com força, porque não admitimos um escândalo que pode ser o maior da história do país”, afirmou Zucco.

Estruturação dos trabalhos

Já está em formação um grupo de estudos entre parlamentares da oposição que integram a CPMI. A comissão conta com o compromisso de analisar todas as convocações, convites e pedidos de quebra de sigilo que forem apresentados durante as investigações.

No entanto, há pontos de divergência quanto à composição da comissão. A indicação de Hugo Motta gerou questionamentos da oposição, principalmente pelo fato de o indicado, Ricardo Ayres (Republicanos-TO), não ter assinado inicialmente o pedido de criação da CPMI, e por seu histórico de alinhamento com pautas governistas, segundo Zucco.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *