Um voo da companhia Azul Linhas Aéreas que pousaria no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul (RS), precisou alternar para Porto Alegre após duas arremetidas, nesta terça-feira (19). O vento forte impediu o pouso da aeronave na Serra Gaúcha.
O avião vinha do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e as tentativas de pouso ocorreram por volta de 9h50.
Conforme o aeroporto de Caxias do Sul, a decisão de arremeter foi tomada pelo comandante conforme protocolos de segurança da companhia aérea, uma vez que a velocidade dos ventos chegou a aproximadamente 28 km/h. Apesar da velocidade não parecer tão significativa, o diretor do aeroporto de Caxias do Sul, Cleberson Babetzki, explica que o problema são as rajadas.
Um vídeo registrou o momento em que o avião tenta pousar sob forte vento, e depois arremete. Veja abaixo:
Reprodução/Cleberson Babetzki
“Elas são inesperadas e mudam de direção. Isso pode tirar a aeronave da rota de aproximação ou, até mesmo, quando ela estiver pousando, fazer com que ela tenha uma saída de pista”, disse Babetzki.
O aeroporto informou que voos das companhias aéreas Latam e Gol conseguiram aterrissar sem intercorrências. O aeroporto de Caxias do Sul está operando normalmente.
Desde segunda-feira (18), o Rio Grande do Sul está sob influência de um ciclone extratropical em formação. Nesta quarta-feira (20), a previsão do tempo indica possibilidade de rajadas de vento de até 100 km/h no Litoral e na Serra Gaúcha.
Confira, na íntegra, a nota do Aeroporto Hugo Cantergiani:
“Na manhã de hoje, um voo da companhia Azul Linhas Aéreas que pousaria no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, precisou alternar para Porto Alegre após duas tentativas de aproximação.
A decisão foi tomada pelo comandante da aeronave em cumprimento aos protocolos de segurança operacional da companhia aérea, uma vez que a velocidade dos ventos chegou a 15 nós (aproximadamente 28 km/h), o que exigiu a realização das chamadas arremetidas — procedimento padrão e preventivo quando os limites operacionais são ultrapassados.
Apesar da condição momentânea de vento forte, os voos das companhias Latam e Gol pousaram normalmente no aeroporto.
O procedimento de arremetida é parte do rigoroso protocolo de segurança da aviação e reforça o compromisso das companhias e do aeroporto com a preservação da integridade dos passageiros e tripulações.
O Aeroporto segue operando normalmente, com todas as condições de infraestrutura em conformidade com os padrões exigidos pela autoridade aeronáutica.”