Da torneira é de graça: restaurante lança cardápio exclusivo de água

Os franceses são conhecidos por seu amor aos vinhos finos. O La Popote, um restaurante de estilo francês no norte da Inglaterra, não é exceção.

O estabelecimento listado no Guia Michelin, no condado de Cheshire, oferece aos clientes a escolha de quase 140 variedades de vinho. Mas agora o negócio está dando um passo ousado para atender aos “não bebedores” mais exigentes, oferecendo um cardápio inteiro de águas engarrafadas.

Os clientes terão a escolha de três diferentes garrafas de água sem gás e quatro com gás a partir de sexta-feira (22), além de água da torneira gratuita.

O La Popote está aproveitando uma tendência global em direção ao consumo não alcoólico.

Por exemplo, uma pesquisa da Gallup no ano passado mostrou que 58% dos americanos adultos dizem consumir álcool, uma queda em relação aos 67% em 2022.

Um número crescente de americanos está optando por se manter longe do álcool, seja permanentemente ou temporariamente, enquanto muitos restaurantes estão oferecendo uma variedade maior de drinques sem álcool, além de bares sem álcool e lojas de bebidas não alcoólicas estarem se tornando cada vez mais populares.

O chef Joseph Rawlins, que fundou e administra o La Popote com sua parceira francesa Gaëlle Radigon, disse que inicialmente foram abordados sobre a ideia por Doran Binder, que já fornecia ao restaurante sua água “da casa” sob sua marca Crag Spring Water.

Um sommelier de água, certificado pela Fine Water Academy, Binder primeiro sugeriu a ideia de um cardápio de águas ao casal há três anos.

“Eu ri da ideia”, disse Rawlins à CNN Internacional. “Inicialmente achei que era uma ideia ridícula.”

Mas quando Binder convidou o casal para uma degustação no “bar de água” que ele possui no Peak District, um parque nacional no centro-norte da Inglaterra, eles ficaram convencidos.

“Foi impressionante”, disse Rawlins sobre a experiência, acrescentando que agora acredita que “água não é apenas água.”

Na primeira degustação, eles experimentaram cinco ou seis variedades diferentes. “Depois fizemos uma segunda degustação com exatamente as mesmas águas, mas as combinamos com certos alimentos – como queijo Manchego, queijo Comté, chocolate, presunto de Parma, azeitonas. Como com um vinho, o sabor simplesmente mudou.”

O restaurante é o primeiro na Grã-Bretanha a oferecer um cardápio de águas, segundo Binder, e um dos poucos no mundo.

Binder organizou o cardápio de águas do La Popote, que apresenta uma seleção de toda a Europa, incluindo Grã-Bretanha, França, Espanha e Portugal.

Os preços variam de 5 libras (US$ 6,80) por uma garrafa grande de sua marca Crag até 19 libras (US$ 26) pelo Palace of Vidago, uma água com gás portuguesa.

“A medição de minerais na água é o que determina o gosto e o sabor”, disse Binder à CNN Internacional. Essa medição é chamada de Sólidos Totais Dissolvidos, ou TDS, explicou ele.

“Água destilada é zero TDS. É ótima para limpar janelas, ótima para aparelhos elétricos, ótima para a bateria do seu carro – péssima para o ser humano”, disse ele, observando que a água do mar está no outro extremo do espectro com 30.000-40.000 TDS.

A variedade do restaurante vai de 14 TDS na água mineral com gás Lauretana da Itália até 3.300 para a Vichy Celastins da França.

A água francesa inicialmente tem um gosto bastante salgado, disse Rawlins. “Então você a combina com algo que é bastante salgado como um presunto de Parma e eles naturalmente se equilibram, então a água não fica mais salgada e o sabor do presunto dura mais tempo na sua boca.”

Como a água é servida também é importante, disse Rawlins. “Recomendamos em temperatura ambiente com gelo e uma fatia de limão. A água é como vinho – se estiver muito fria, mata todo o sabor.”

O cardápio de águas está dando aos clientes “outra dimensão”, acrescentou ele, observando que “muitas pessoas estão bebendo menos agora.”

Binder, que nunca bebeu álcool, concorda. “Há cada vez mais pessoas que não bebem álcool, como eu. Sou um grande apreciador de comida e quando vou a um restaurante eles não veem a hora de jogar um cardápio de vinhos na minha frente, que nunca será de interesse para mim.”

“Mas coloque um cardápio de águas na minha frente e agora você abriu uma nova fonte de receita completamente nova. É atraente para os restaurantes e é atraente para pessoas cada vez mais conscientes da saúde e, na verdade, tudo se resume à experiência epicurista.”

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