Operação apreende caranguejos, saguis, jacarés e jiboa em feira no RJ

Uma operação conjunta do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, resultou na prisão de oito pessoas na Feira de Duque de Caxias (RJ). Elas foram detidas por crimes contra a fauna, maus-tratos a animais silvestres e receptação qualificada.

Foram lavrados 12 autos de infração, que somaram R$ 473,8 mil em multas. No local, os agentes apreenderam 313 caranguejos, 6 saguis, 3 jacarés, 3 pássaros e 1 filhote de jiboia.

Os saguis, espécie em risco de extinção, estavam escondidos em meias dentro de bolsas. Um deles morreu em razão das condições insalubres. A jiboia também não sobreviveu, pois foi pisoteada por um dos criminosos ao perceber a chegada da fiscalização.

Além dos oito presos, um homem foi autuado por comercializar caranguejos capturados ilegalmente com instrumentos proibidos (redinhas). Ele foi conduzido à delegacia, mas acabou liberado. Também houve a apreensão de alçapões e estilingues usados para capturar animais.

Após a ação, técnicos do Ibama soltaram os caranguejos em habitat adequado. Os jacarés também serão devolvidos à natureza, enquanto os demais animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Lorena (SP).

Essa não foi a primeira ação do Ibama na feira. No fim de março, a Operação Mercatio, deflagrada com apoio da Polícia Federal, já havia apreendido 194 animais, incluindo um pixoxó — ave ameaçada de extinção — e aplicado R$ 270,5 mil em multas.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo 

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *