O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse, que o presidente russo, Vladimir Putin, entende inglês tão bem que frequentemente corrige seus próprios tradutores.
Isso sugere que ele provavelmente conseguiu entender o líder americano Donald Trump quando os dois viajavam juntos na limusine presidencial de Donald Trump, após sua chegada ao Alasca.
Em maio, quando os dois líderes conversaram por telefone, Peskov disse que Putin conseguiu ter uma ideia do que Trump estava dizendo antes que seu intérprete lhe transmitisse a tradução, de acordo com a mídia estatal russa TASS.
“Eu mesmo traduzo no mais alto nível há muito tempo, então sei o tipo de estresse que é”, disse Peskov, segundo o jornal.
Putin “geralmente fala inglês, mas quando há negociações e uma reunião oficial, é claro que ele se comunica por meio de intérpretes”, disse Peskov, segundo o Izvestia.
Cúpula no Alasca
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, apertaram as mãos durante a chegada no Alasca para a cúpula nesta sexta-feira (15).
Trump aplaudiu enquanto Putin se aproximava após desembarcar. Foi estendido um tapete vermelho para receber os chefes de Estado, que termina em um palco com o letreiro “Alasca 2025”. Ao lado, estão enfileirados caças F-22 Raptor.
A mídia estatal russa destacou que, à pedido de Trump, Putin abandonou sua limusine Aurus para viajar com o presidente americano em seu carro blindado, conhecido como “A Besta”.
De acordo com o principal negociador russo, Kirill Dmitriev, as negociações não se limitarão à Ucrânia e a questões econômicas. Uma fonte disse a agência de notícias estatal russa, a TASS, que os dois líderes também abordariam questões de segurança estratégica global.