O comentarista José Eduardo Cardozo e a jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos discutiram, nesta quinta-feira (14), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o Brasil acerta ao não revidar a suspensão de vistos de autoridades brasileiras pelo governo dos Estados Unidos.
A CNN apurou que, ao menos por enquanto, está descartada a hipótese de o Brasil “espelhar” a reação de suspender vistos de autoridades norte-americanas.
Cardozo avalia que o Brasil age corretamente.
“Existe uma regra, ao meu ver, que é: contra a insensatez e a truculência se deve responder com racionalidade e estratégia. Nesse ponto eu quero dizer que o governo Lula age corretamente”, ponderou.
“Se o governo Lula tivesse dado uma sanção equivalente aos Estados Unidos, ele estaria entrando em uma situação de crescentes que justificariam atitudes absolutamente mais truculentas e mais insensatas por parte do governo Trump”, continuou.
Ana Amélia avalia que a posição de Lula é contraditória.
“O presidente Lula está batendo e afagando. Ele bate na oratória, chamou de insensato, mentiroso, de tudo. Ele bate e depois acerta diplomaticamente ao não retirar o visto de eventuais servidores americanos na embaixada aqui ou de outros servidores do governo Donald Trump”, disse.
“Ele [Lula] percebeu, claramente, que esse embate dele com Donald Trump está rendendo algum grau de credibilidade e isso é muito importante politicamente para ele, que vinha sofrendo um desgaste. […] O tom de Lula é usado conforme a conveniência”, opinou.