O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu colocar o departamento de polícia de Washington, DC, sobre controle federal e enviar tropas da Guarda Nacional para a cidade.
Ele justificou a ação pontuando que irá combater o que ele chamou de uma onda de anarquia.
Moradores da capital listaram crime, violência e armas como os maiores problemas enfrentados na área atualmente, de acordo com uma pesquisa do jornal Washington Post com a Escola Schar de Política e Governo realizada entre abril e maio.
Em resposta a uma pergunta aberta, 21% dos moradores, em geral, citaram uma questão relacionada a esses três tópicos — nove pontos acima da segunda maior questão, que era relacionada ao presidente Trump (12%).
Visão da população sobre criminalidade em Washington
Na pesquisa, 20% das pessoas disseram que consideravam a criminalidade em Washington, DC, um problema extremamente sério; 30% disseram que era muito sério; 41% o consideraram moderadamente sério; e 7% disseram que era menos sério do que isso.
Em relação à melhora ou não do problema, 29% disseram que a criminalidade estava melhorando; 28% piorando; e 38% disseram que permanecia praticamente a mesma coisa.
A pesquisa sugere que a percepção da criminalidade como um grande problema diminuiu em relação aos últimos anos. Embora continue sendo o problema mais citado no distrito, a proporção de pessoas que o mencionaram caiu significativamente desde 2022.
Naquele ano, 36% apontaram uma questão relacionada a crime, violência ou armas como a mais importante.
Os moradores de Washington, DC também estão menos propensos a considerar a criminalidade um problema profundamente sério do que há um ano, quando 65% disseram que era um problema extremamente ou muito sério.
Maioria acha que Trump se envolve demais em Washington
Em relação ao presidente, uma ampla maioria (71%) disse que sentia que Trump estava se envolvendo demais em questões locais do distrito, enquanto apenas 11% disseram que ele não estava se envolvendo o suficiente.
Mais pessoas (77%) expressaram preocupação com as ameaças de Trump de assumir o governo de Washington, DC, incluindo 51% que se disseram “extremamente preocupados” com essa ameaça.
A pesquisa, realizada de 22 de abril a 4 de maio, incluiu entrevistas com 651 adultos que moram no Distrito de Columbia e tem uma margem de erro amostral de aproximadamente 4,6 pontos percentuais para mais ou para menos para resultados entre moradores do Distrito.