Fiocruz fecha acordo para produzir canetas emagrecedoras brasileiras

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), fechou um acordo com a farmacêutica EMS para a produção nacional de liraglutida, princípio ativo do Saxenda, Victoza, Olire e Lirux, e semaglutida, ingrediente do Ozempic e Wegovy. O anúncio do acordo foi feito na quarta-feira (6).

Os acordos estabelecem a transferência de tecnologia da síntese do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) e do medicamento final para Farmanguinhos, unidade técnico-científica da Fiocruz.

O Olire e o Lirux são medicamentos voltados para o tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2, respectivamente. Conhecidos popularmente como “Ozempics brasileiros“, os fármacos começaram a ser comercializados nesta semana, com produção nacional. Já o Ozempic e o Wegovy, também indicados para o controle do peso e da glicemia, são desenvolvidos pela Novo Nordisk, e a patente está prevista para cair em março de 2026.

De acordo com a Fiocruz, a produção será realizada, inicialmente, na fábrica da EMS, em Hortolândia (SP), até que toda a tecnologia de produção seja transferida para o Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, no Rio de Janeiro.

“Este é um marco histórico para a EMS e para a indústria farmacêutica brasileira. Desenvolver, registrar e produzir medicamentos de alta complexidade com tecnologia 100% nacional, e agora transferi-la à Fiocruz, reafirma nosso compromisso com a inovação”, afirma Carlos Sanchez, presidente da EMS, em comunicado.

“Ao unir forças com parceiros públicos e privados, somamos excelência e inovação. Esta iniciativa contribui para a diversificação de parceiros e para a ampliação do portfólio de produção da Fiocruz”, diz Priscila Ferraz, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz.

O que são liraglutida e semaglutida?

A liraglutida é uma molécula análoga ao GLP-1, hormônio produzido pelo intestino e liberado na presença de glicose. Ele sinaliza ao cérebro que estamos alimentados, diminuindo o apetite, além de aumentar os níveis de insulina e equilibrar os níveis de açúcar no sangue. A molécula é o princípio ativo dos medicamentos Olire (obesidade) e Lirux (diabetes tipo 2), da EMS, e Saxenda (obesidade) e Victoza (diabetes tipo 2), da Novo Nordisk.

A semaglutida também é uma molécula análoga ao GLP-1 e possui o mesmo funcionamento da liraglutida, mas possui uma potência maior para a perda de peso e controle da glicemia. Ela é o princípio ativo dos medicamentos Ozempic, indicado para o tratamento do diabetes tipo 2, e Wegovy, para obesidade e sobrepeso.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *