A pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (6) revela que Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), governador de São Paulo, lidera o ranking de figura pública mais confiável entre os brasileiros. Em seguida, aparece o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e em terceiro lugar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), são os últimos da lista.
O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 30 de julho, com 2.004 pessoas entrevistas em 130 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Tarcísio lidera o ranking com 99 pontos porque, apesar de apenas 24% dos entrevistados o considerarem muito confiável (gráfico abaixo) — percentual inferior ao de Lula (29%) e Jair Bolsonaro (27%) —, ele se destaca pelos menores índices de desconfiança. Apenas 25% o classificam como nada confiável, enquanto esse número sobe para 44% no caso de Lula e 48% no de Bolsonaro.
Alexandre de Moraes aparece em quinto lugar na pesquisa. O ministro é visto como muito confiável por 24% da população, mas 43% o consideram nada confiável. À frente dele está o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com 19% de confiança elevada e 37% de desconfiança.
Bolsonaro ficou em sexto lugar, seguido pelo ministro Luís Roberto Barroso. Antes dos senadores Eduardo e Flávio Bolsonaro, o ranking é completado pelos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).