Fortes chuvas provocaram inundações e deslizamentos de terra no sul de Taiwan no domingo (3), deixando casas rurais submersas e cortando o acesso a estradas nas montanhas.
A quantidade prevista para mais de um ano de chuva caiu em partes do sul do país na última semana, provocando deslizamentos de terra e inundações generalizadas que deixaram quatro mortos e forçaram mais de 5.900 a se retirar.
Segundo a Administração Central de Meteorologia, o sul montanhoso da ilha recebeu mais de 2.600 milímetros de chuva na última semana — superando a média anual de Taiwan, de cerca de 2.100 milímetros.
Três pessoas estão desaparecidas e 77 ficaram feridas desde o final de julho, quando fortes correntes de ar vindas do sudoeste começaram a causar inundações e deslizamentos de terra no sul de Taiwan, uma área vital para o setor agrícola da ilha.
A previsão é de que as chuvas diminuam a partir desta segunda-feira (4), segundo autoridades meteorológicas, embora alertas de deslizamentos de terra e inundações permaneçam em vigor nas regiões do sul.