Vídeo: incêndio atinge vegetação do Parque da Pedra Branca, no Rio

Um incêndio atingiu a vegetação do Parque Estadual da Pedra Branca, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na tarde desse domingo (3). Após quatro horas de trabalho, o fogo foi contido pelo Corpo de Bombeiros. Ainda não há informações sobre onde teria sido o foco das chamas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência começou por volta das 16h27, na altura da rua Humberto Teixeira, e mobilizou equipes do 25º Grupamento de Bombeiros Militar (Realengo), que chegaram ao local às 17h24.

Segundo relato, o fogo se alastrou rapidamente e ameaçou se aproximar de áreas residenciais, mas não houve necessidade de evacuação. Os bombeiros atuaram até às 21h26 para conter as chamas.

Ainda de acordo com a corporação, um pequeno foco persistiu em uma encosta íngreme e de difícil acesso, mas sem risco iminente para a população. O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) sobrevoou a região e confirmou a ausência de focos ativos. A ação teve apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Veja o vídeo

Incêndio em Vargem Grande (RJ)

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) já havia controlado um incêndio de grandes proporções na semana passada que atingiu uma extensa área de vegetação na Estrada do Rio Morto, em Vargem Grande, também na Zona Oeste da capital fluminense.

A operação mobilizou mais de 30 bombeiros de cinco unidades diferentes, com o apoio de 11 viaturas operacionais. Drones equipados com câmeras térmicas foram utilizados para mapear os focos de calor e auxiliar nas estratégias de combate ao fogo, que se espalhava rapidamente por conta dos ventos fortes na região.

De acordo com as equipes no local, que se dividiram em quatro frentes para alcançar os pontos mais críticos do incêndio, pois o terreno era de difícil acesso. O trabalho foi fundamental para proteger imóveis residenciais e um heliponto próximo, onde havia armazenamento de tonéis de combustível.

Além do uso de equipamentos tecnológicos, os bombeiros precisaram abrir caminho na vegetação densa para conter o avanço das chamas. Apesar da intensidade do fogo e da dificuldade da operação, não houve registro de vítimas.

*Sob supervisão de Beto Souza

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *