Uma alta autoridade israelense afirmou nesta quinta-feira (31) que Israel e os Estados Unidos estão pensando em novas alternativas sobre Gaza, já que o Hamas teria se retirado das negociações de cessar-fogo e do acordo de reféns.
“Está se formando uma nova estratégia entre Israel e os Estados Unidos de que, diante da recusa do Hamas, é necessário mudar de uma estrutura focada na libertação de alguns dos reféns para uma que vise à libertação de todos os reféns, ao desarmamento do Hamas e à desmilitarização da Faixa de Gaza”, disse a autoridade.
“Ao mesmo tempo, Israel e os Estados Unidos trabalharão para aumentar a ajuda humanitária, enquanto prosseguem as operações militares em Gaza”, acrescentou.
A mudança ocorre em um momento em que o Hamas se desvinculou das negociações de cessar-fogo, de acordo com duas fontes familiarizadas com o assunto.
A decisão do Hamas ocorre uma semana após os EUA e Israel retirarem suas delegações de Doha, no Catar, com o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, acusando o Hamas de negociar de forma desonesta.
Apesar dessa decisão, um alto funcionário israelense disse à CNN que eles estariam preparados para retornar a Doha se o Hamas revisasse sua contraproposta.
A CNN noticiou anteriormente que o Hamas estava considerando endurecer sua posição nas negociações, e o alto funcionário do Hamas, Mahmoud Mardawi, disse na quarta-feira (30) que não havia sentido em continuar as negociações enquanto a crise de fome em Gaza persistisse.