Pepsi aposta em tendência de saúde para impulsionar vendas nos EUA; entenda

À medida que os consumidores mais jovens evitam marcas tradicionais de refrigerantes em busca de alternativas mais saudáveis para o intestino, a PepsiCo espera atraí-los de volta com seu icônico sabor de cola.

Na segunda-feira (21), a empresa está revelando uma versão mais saudável do seu sabor principal, chamado “Pepsi Prebiotic Cola”.

A adição permanente à sua linha é resultado da aquisição da marca de refrigerante prebiótico Poppi, consolidando-se ainda mais na tendência de rápido crescimento “melhor para você”, que tem sido um sucesso entre a Geração Z.

O novo refrigerante é uma “releitura do que é uma cola tradicional para as necessidades em constante mudança do consumidor”, disse Ram Krishnan, CEO do portfólio de bebidas da PepsiCo nos EUA, à CNN. “Esta é a evolução natural do que vem por aí.”

A Pepsi espera que a nova versão reacenda o interesse pelo sabor de cola de aproximadamente 120 anos, que, segundo Krishnan, caiu em desuso à medida que os consumidores estão comprando cada vez mais águas com gás e bebidas hidratantes.

Uma lata de Pepsi Prebiotic Cola compartilha características semelhantes à Poppi, incluindo não ter adoçantes artificiais, a mesma quantidade de açúcar (5 gramas de açúcar de cana) e aproximadamente o mesmo número de calorias (30) e 3 gramas de fibras prebióticas — uma melhoria que impulsionou a categoria de refrigerantes modernos para US$ 1,8 bilhão, de acordo com a empresa de pesquisa Circana.

O novo refrigerante, disponível nos sabores original e cereja com baunilha, será vendido online a partir da Black Friday em novembro, antes de chegar aos principais varejistas em fevereiro de 2026.

Os preços de uma lata de 355 ml e de um pacote com 8 latas de 355 ml serão ligeiramente mais altos do que os de uma Pepsi tradicional e mais alinhados ao posicionamento premium da Poppi.

Crise da cola

Os consumidores estão bebendo o sabor tradicional de cola com menos frequência, o que representa um problema para uma empresa que foi criada pensando justamente nisso.

Nos últimos dois anos, o número médio de vezes que um consumidor bebe o sabor tradicional de cola caiu de 9,4 vezes por mês para 7,7, disse Krishnan, citando uma pesquisa da empresa de insights do consumidor Kantar.

Os refrigerantes diet estão caindo em desuso ainda mais rápido — mostrando uma redução de 27% no consumo nos últimos três anos — com os consumidores da Geração Z consumindo o sabor substancialmente menos do que seus colegas mais velhos, disse ele.

Embora a Poppi tenha sabor de cola, Krishnan revelou que a marca está tendo mais sucesso com seus sabores frutados, deixando a porta aberta para a Pepsi.

“Esse é o problema que precisamos resolver: ninguém está fazendo muito para reter muitos desses consumidores que estão migrando para outras opções”, disse ele à CNN.

Outro público-alvo que a PepsiCo espera atrair são os consumidores da Geração Z, que compram marcas de bebidas “melhores para você”, como Olipop e Poppi, mas ainda não experimentaram Pepsi. Krishnan espera que eles se sintam atraídos por esta nova versão com o sabor característico da Pepsi.

“Acreditamos que ambos se complementam porque atendem a ambos os extremos do espectro”, disse ele. “A Poppi é a líder original da categoria de refrigerantes modernos, e a Pepsi é uma das fundadoras dos refrigerantes de cola.”

Quanto à Poppi, Krishnan disse que a empresa ainda opera separadamente.

Mas a disponibilidade da Poppi será turbinada em setembro, quando for integrada ao sistema de distribuição da PepsiCo, dando à marca acesso a milhares de outros locais, incluindo restaurantes, agências de viagem e faculdades, revelou ele.

Liberação arriscada?

Lançar um sabor permanente sem experimentá-lo tem seus riscos. A Coca-Cola aprendeu isso da maneira mais difícil no ano passado, depois que seu tão badalado sabor Spiced não repercutiu entre os consumidores e foi descontinuado apenas seis meses após sua estreia impactante.

No entanto, adicionar outro refrigerante com foco em saúde ao portfólio de bebidas da Pepsi pode impulsionar as vendas.

Em seu relatório de lucros do segundo trimestre, na semana passada, a PepsiCo (PEP) informou que os volumes na América do Norte caíram 2% em sua unidade de bebidas.

Seus refrigerantes de baixa caloria, como Zero Açúcar e Wild Cherry Zero, estavam entre os destaques da empresa.

Nate Rosen, editor-chefe do boletim informativo Express Checkout, focado em marcas de consumo, questiona por que a PepsiCo está lançando a nova Pepsi, sendo dona da Poppi, que tem um público jovem e ajudou a estabelecer a categoria de refrigerantes modernos.

No entanto, ele acredita que as duas marcas podem coexistir.

“Esta versão prebiótica aposta fortemente no reconhecimento da marca Pepsi, mas parece mais um produto defensivo, do tipo ‘eu também’”, disse Rosen à CNN.

“A Poppi continua sendo a vencedora clara na categoria de refrigerantes ‘melhores para você’. Ela tem a credibilidade e o posicionamento que uma Pepsi ‘saudável’ terá dificuldade em igualar.”

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *