O Vasco da Gama tentará o improvável nesta terça-feira (22), diante do Independiente Del Valle. O jogo de volta vale uma vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, mas, depois do resultado da ida, o Cruz-maltino precisará de uma reviravolta e tanto para conquistar a vaga.
A equipe de Fernando Diniz perdeu por 4 a 0 em Quito. A expulsão precoce de Lucas Piton e os efeitos da altitude prejudicaram o Vasco no primeiro jogo, porém a volta será em São Januário.
Mesmo assim, a força da Colina Histórica pode não ser suficiente. O caldeirão precisa pulsar de maneira que empurre o Cruz-maltino a reverter uma vantagem jamais superada na história da Copa Sul-Americana.
Nenhum clube conseguiu virar uma goleada por quatro ou mais gols de diferença em um jogo de ida do torneio continental. Foram mais de 20 confrontos nesses moldes, sem nenhuma reviravolta desta magnitude.
Em 2015, o Melgar até chegou perto de completar a façanha. Após perder para o Junior Barranquilla por 5 a 0, o clube peruano fez 4 a 0 na volta. Faltou apenas um gol para avançar à segunda fase daquela edição, vencida Independiente Santa Fe, da Colômbia.
O clube carioca, por sua vez, já foi protagonista de algumas viradas importantes na Copa Sul-Americana. Em 2011, eliminou Aurora e Universitario em São Januário, assim como o Lanús, quatro anos antes. Nenhum dos agregados, contudo, passava de dois gols de desvantagem.
Para o Vasco, resta a tentativa de um sonho junto ao seu torcedor. A bola rola a partir das 21h30 (de Brasília) e, se quiser continuar na Sul-Americana, Diniz e companhia precisam vencer o Independiente Del Valle por, pelo menos, quatro gols de diferença.