A árbitra brasileira Edina Alves foi escalada para apitar a semifinal da Eurocopa Feminina entre Espanha e Alemanha, nesta quarta-feira (23), em Zurique. Aos 45 anos, ela liderará um trio 100% nacional, formado também pelas assistentes Neuza Inês Back e Fabrini Bevilaqua.
A escolha reforça o prestígio do grupo no cenário internacional. Edina e Neuza somarão a terceira semifinal em grandes competições femininas. Elas trabalharam em Estados Unidos 2 x 1 Inglaterra, na Copa do Mundo de 2019, e em Espanha 2 x 1 Suécia, na Copa do Mundo de 2023. Em ambas, contaram com outras auxiliares brasileiras: Tatiane Sacilotti e Leila Cruz.
Na Euro 2025, Edina, Neuza e Fabrini já atuaram em dois jogos da fase de grupos: Dinamarca 0 x 1 Suécia e Inglaterra 4 x 0 Holanda. O trio é o único de fora do continente europeu no torneio, participação viabilizada por um projeto de integração entre Conmebol e Uefa.
A outra semifinal da competição acontece nesta terça-feira (22), em Genebra, entre Inglaterra e Itália. Espanha e Alemanha decidem a segunda vaga na final um dia depois, com arbitragem brasileira no centro das atenções.