Alaska Airlines retoma voos após suspensão por interrupção de sistema

A companhia aérea americana Alaska Airlines informou que retomou as operações após suspender todos os voos por conta de uma interrupção de TI que impactou os sistemas na noite de domingo (20).

Em comunicado à CNN, a empresa afirmou que “a interrupção em solo foi suspensa e nossas operações foram retomadas” por volta das 3h (horário de Brasília).

Mais cedo, companhia aérea suspendeu todos os voos, sem especificar a causa do problema, marcando a segunda suspensão da frota em pouco mais de um ano.

“Aproximadamente às 20h de domingo (00h00 de segunda-feira (21), em Brasília), a Alaska Airlines sofreu uma interrupção de TI que está impactando nossas operações. Solicitamos uma parada temporária em solo para todo o sistema dos voos da Alaska e da Horizon Air”, informou a companhia em um comunicado enviado por e-mail à Reuters.

A empresa com sede em Seattle afirmou que haveria impactos residuais em suas operações ao longo da noite, sem fornecer mais detalhes.

A página de status da FAA (Administração Federal de Aviação, na tradução livre) mostrou todos os destinos afetados pela parada em solo das aeronaves pela suspensão das operações.

Em abril de 2024, a Alaska Airlines suspendeu toda a frota devido a um problema no sistema que calcula o peso e o balanceamento de suas aeronaves, poucos meses após o painel da porta de um jato Boeing 737 MAX 9 operado ter se soltado em pleno voo.

O Alaska Air Group mantém uma frota operacional de 238 aeronaves Boeing 737 e 87 aeronaves Embraer 175, de acordo com seu website.

Em junho, a Hawaiian Airlines, de propriedade do Alaska Air Group, informou que alguns de seus sistemas de TI foram afetados por um ataque cibernético. O Alaska Air Group afirmou que ainda estava avaliando o impacto financeiro do evento.

A notícia dos problemas de TI da Alaska chega em um momento em que as empresas de tecnologia Google e Palo Alto Networks alertaram sobre o interesse do grupo de hackers “Scattered Spider” no setor de aviação.

A WestJet Airlines, do Canadá, foi atingida por um incidente cibernético não especificado em junho, enquanto a Qantas, da Austrália, sofreu uma violação de dados em julho, quando um hacker cibernético acessou as informações pessoais de milhões de clientes.

Ainda não está claro se a interrupção atual está relacionada à declaração da Microsoft, no domingo, de que houve “ataques ativos” ao seu software de servidor usado por agências governamentais e empresas.

O Alaska não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre se a interrupção estava relacionada ao anúncio da Microsoft.

(Com informações da Reuters)

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