Em má fase no Campeonato Brasileiro, o São Paulo anunciou, na noite desta sexta-feira (18), a contratação de Gonzalo Tapia. O atacante chileno, de 23 anos, foi emprestado pelo River Plate até 30 de junho do ano que vem. Há opção de compra estipulada em contrato.
“Estou muito feliz e emocionado. Quando me procuraram para vir para cá, não tive dúvida. A verdade é que tinha muita vontade. O São Paulo é o maior do Brasil e vou sempre me doar ao máximo pelo clube”, celebrou.
“Em conversas com o Crespo, entendemos a necessidade de buscar mais alternativas para algumas posições, e o ataque era uma delas. Já tínhamos mapeado algumas possibilidades e o Tapia se encaixa tanto no perfil de jogador que buscávamos como no tipo de negócio possível a ser fechado. É um jovem jogador que poderá nos ajudar muito”, disse o presidente tricolor, Julio Casares.
“Era um jogador que tinha sido monitorado antes de ir para a Argentina. Com a chegada do Crespo, esse interesse retornou. Procuramos o River Plate, clube com o qual temos um bom relacionamento, e conseguimos viabilizar essa contratação”, afirmou o diretor de futebol, Carlos Belmonte.
Quem é Gonzalo Tapia
Nascido em Santiago, capital do Chile, Gonzalo Andrés Tapia Dubournais nasceu em 18 de fevereiro de 2002, tem 1,79m e pesa 80kg. Foi revelado pela Universidad Católica, com a qual conquistou duas edições do Campeonato Chileno (2020 e 2021) e duas da Supercopa do Chile (2020 e 2021).
Chegou ao River Plate no início da atual temporada, mas não marcou gols em sete partidas. Pela Seleção Chilena, disputou o Sul-Americano Sub-15, em 2017; o Sul-Americano Sub-17, em 2019; a Copa do Mundo Sub-17, em 2019; e o Pré-Olímpico, em 2024. Além disso, fez três jogos nas Eliminatórias para a Copa de 2026.
A temporada do São Paulo
Classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores, o São Paulo, que foi eliminado na semifinal do Campeonato Paulista, não vence há cinco jogos pelo Campeonato Brasileiro: são quatro derrotas e um empate no período.
Como consequência do momento ruim, os tricolores aparecem na 16ª colocação, com 13 pontos, à frente apenas dos quatro integrantes da zona de rebaixamento: Vitória, com 12; Juventude, com 11; Fortaleza, com dez; e Sport, com três.
Em meio a esse cenário, o São Paulo recebe o Corinthians, às 21h deste sábado (19), no MorumBIS, em São Paulo (SP), pela 15ª rodada do Brasileirão. O meia-atacante Lucas Moura é baixa certa para o Clássico Majestoso.