O ciclista italiano Samuele Privitera morreu aos 19 anos após um acidente no Giro della Valle d”Aosta, conforme anunciou sua equipe.
Privitera estava competindo na primeira etapa da prova sub-23 em Pontey, no noroeste da Itália, quando o acidente aconteceu.
“Samuele era e sempre será a vida e a personalidade desta equipe”, disse Axel Merckx, proprietário e gerente geral da Hagens Berman Jayco, em comunicado na página do Instagram da equipe.
“Esta equipe sempre foi uma pequena família, e momentos como este são inimagináveis.”
“Ele era insubstituível. Sua alegria, seu espírito, sua bondade, eram sempre uma luz brilhante em qualquer ambiente ou corrida em que ele estivesse naquele momento. Perdê-lo é devastador além das palavras.”
Today we pay respect to young rider, Samuele Privitera who sadly passed away yesterday. Rest In Peace Samuele.
Aujourd’hui, nous rendons hommage au jeune coureur Samuele Privitera qui est malheureusement décédé hier. Repose en paix Samuele.#TDF2025 pic.twitter.com/h6uJV1MqI7
— Tour de France™ (@LeTour) July 17, 2025
De acordo com a afiliada da CNN, SkyTG24, Privitera caiu em uma descida, perdendo seu capacete e batendo a cabeça em um portão.
Em comunicado, os organizadores da corrida informaram que Privitera foi prontamente atendido pelos serviços médicos e levado ao hospital em Aosta.
“As circunstâncias do acidente ainda não estão claras e estão sendo investigadas pelas autoridades de segurança pública”, disseram os organizadores.
O comunicado dos organizadores acrescentou que a etapa de quinta-feira da corrida foi cancelada devido à morte de Privitera, com o evento sendo retomado na sexta-feira após um minuto de silêncio em homenagem ao jovem ciclista.
“Todas as cerimônias formais estão canceladas até o final do evento”, informaram os organizadores. “O comitê organizador está deixando as equipes livres para decidir se continuam a corrida a partir da terceira etapa.”
Entre aqueles que prestaram homenagem a Privitera nas redes sociais estavam o tricampeão do Tour de France Tadej Pogačar e o medalhista olímpico Bradley Wiggins, que conquistou oito medalhas.
Várias equipes também expressaram suas condolências, com a Ineos Grenadiers escrevendo no Instagram: “Todos os nossos pensamentos estão com a família, amigos e companheiros de equipe de Samuele neste momento incrivelmente difícil.”
O Giro della Valle d”Aosta, uma corrida de cinco etapas para ciclistas sub-23, começou na quarta-feira e está programado para terminar no domingo.