Amazon, Coca-Cola e GM: veja as empresas que se reuniram com governo

O governo federal se reuniu, nesta quarta-feira (16), com empresas dos Estados Unidos que atuam no Brasil para tratar da tarifa de 50% anunciada por Donald Trump sobre a importação de produtos brasileiros. A reunião acontece no contexto do comitê interministerial criado pelo Executivo para formular a resposta brasileira à taxa.

O encontro, que teve início às 15h, é comandado pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). Participaram da reunião representantes de gigantes como Amazon, Coca-Cola e General Motors.

O encontro também conta com a presença de empresas que atuam no agro, como a John Deere, empresa americana de equipamentos agrícolas e de construção; e da Cargill, empresa que oferece diversos serviços ligados ao agronegócio.

Veja a lista completa de participantes do setor privado:

  • Alexandre Luque, CEO da General Manager Brasil da J&J MedTech Brasil;
  • Ligia Dutra, vice-presidente adjunta de Relações Governamentais da Cargill;
  • Mariana Orsini, diretora de relações institucionais da Brazil Country Leader da Dow;
  • Gustavo Bonora Biscassi, diretor sênior de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade América Latina Cone Sul da Coca-Cola;
  • Monica Melo, diretora Jurídica, Compliance e Assuntos Corporativos da Sylvamo;
  • Alfredo Miguel Neto, diretor de Assuntos Corporativos, Comunicações & Cidadania América Latina da John Deere;
  • Andrea Zámolyi Park, diretora de Assuntos Governamentais e Corporativos da Caterpillar;
  • Fabrizio Sardelli Panzini, diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil);
  • Nayana Rizzo Sampaio, Head Public Policy Brazil da AWS (Amazon Web Services) Brasil;
  • Pedro Palatnik, Head de Relações Governamentais e Institucionais da Corteva Agriscience;
  • Bruno Boldrin Bezerra, líder de Relações Governamentais da J&J MedTech Brasil;
  • Daniel Caramori, líder de Relações Governamentais da General Motors.

Esse é o segundo dia de reuniões do comitê. Na última terça-feira (15), foi realizada uma primeira rodada de conversas.

O governo se reuniu com representantes da indústria e do agronegócio nacional, que solicitaram que o Executivo negocie com os Estados Unidos uma ampliação do prazo para o início de vigência da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, previsto para 1° de agosto.

A ideia do Planalto é aproveitar a interlocução e o acesso dos empresários brasileiros ao mercado dos EUA para alinhar o discurso entre os setores público e privado e definir a melhor estratégia de negociação.

O vice-presidente argumenta que, antes de o governo tomar qualquer decisão, é fundamental ouvir o setor privado, que mantém interlocução direta com o mercado norte-americano.

A decisão de criar o comitê foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os trabalhos são comandados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, liderado por Alckmin, com apoio da Fazenda, Casa Civil, Itamaraty e Relações Institucionais.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *