O Hyundai Creta é o veículo mais vendido no varejo (para pessoas físicas). Modelo que já era sucesso de vendas, mudou o polêmico visual e trouxe um design mais sóbrio.
A CNN testou a versão Ultimate do Creta (topo de linha) por uma semana. O modelo foi avaliado tanto no ciclo urbano quando rodoviário. Ao fim do percurso, foram quase 450 quilômetros percorridos.
O principal ponto que chama atenção é o novo design do carro. Nas ruas, o Creta aparenta até ser um veículo mais caro. No visual frontal, tem barras em LED que percorrem o farol. O mesmo acontece na traseira, criando uma estética harmônica.
A grande surpresa está na motorização. Motor 1.6 de 193 cv e 27 kgfm de torque. O SUV compacto é o mais potente da categoria e tem aceleração de zero aos 100 km/h próxima a do esportivo Fastback Abarth.
A dirigibilidade do Creta Ultimate também é um ponto de destaque. Modelo é confortável e tem uma boa calibração de volante. Em ruas esburacadas, o SUV vai bem, mas a suspensão tem uma calibragem um pouco mais rígida que seus concorrentes.
Em alguns momentos, percebemos os vidros dianteiros vibrar um pouco em alguns tipos de terreno. A questão, contudo, pode ser exclusiva da unidade avaliada. No site do Reclame Aqui, não há nenhuma queixa sobre o assunto.
No geral, o dia a dia com o Creta Ultimate é bem agradável. Os bancos são confortáveis e o consumo urbano também está dentro do esperado para um modelo com quase 200 cv de potência.

Durante alguns dias, após 229 quilômetros percorridos, e em diferentes situações urbanas (trânsito e trechos mais livres), o SUV compacto da marca sul-corena chegou a apresentar uma média da cidade de 10 km/l de gasolina. Ao fim da avaliação com Creta, andamos mais de 16 horas com o veículo e separamos alguns pontos de destaque.
Confira oito curiosidades sobre o Creta Ultimate:
O Creta Ultimate tem câmera 360° e cria uma animação 3D na central multimídia. A tecnologia ajuda a passar em trechos mais apertados ou estacionar em vagas sem ralar as rodas diamantadas.

O banco do motorista conta com ventilação em três níveis. Para as regiões mais quentes do Brasil é um bom item de conforto. Ainda sobre os bancos, o do motorista também conta com ajustes elétricos. Mas há uma economia pra fazer a regulagem de altura, que é manual.

O Creta Ultimate conta com três modos de condução: Eco, Normal e Sport. No Eco, ele prioriza trocas com rotações mais baixas, dando prioridade ao consumo. Já no modo Sport, ele eleva a rotação e as trocas são feitas acima dos três mil giros, mesmo pisando leve no acelerador.

- Câmera na painel de instrumentos
A câmera lateral, que também faz parte da composição 360º, entra em ação no painel de instrumentos toda vez que o motorista sinaliza com seta. Seja para esquerda ou direta, a câmera aparece e ajuda na percepção do condutor.

- Ar-condicionado de duas zonas
A climatização do Creta Ultimate tem duas zonas e é digital. Um ponto positivo é que dá para controlar tudo por meio de botões. Alguns carros modernos estão colocando tudo na multimídia. Contudo, isso atrapalha um pouco para alterar a ventilação sem tirar a visão da via. A forma tátil é mais prática.

O Creta Ultimate é o SUV compacto mais potente do Brasil. O propulsor é o Gamma 1.6 que gera 193 cv e 27 kgfm de torque. A potência é maior até do que de alguns SUVs médios. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e sete marchas. Com esse conjunto, o Creta tem uma aceleração do zero aos 100 km/h em 7,8 segundos. A velocidade máxima é de 210 km/h.

- Consumo de 1.0 na estrada
O Creta parece até não gastar combustível na estrada. Em nossos testes, o modelo chegou a apontar 15,1 km/L de gasolina ao final de um trecho rodoviário de 148 quilômetros. O consumo é bem satisfatório, considerando todo o peso e potência do carro.

O teto solar do Creta Ultimate é panorâmico e tem abertura elétrica. A passagem de luz deixa o ambiente mais agradável. O item, contudo é dispensável para alguns e essencial para outros. Divide opinões.
