A expectativa de bares e restaurantes é de que a folia do Carnaval venha acompanhada de maior faturamento para o setor. É o que revela levantamento da Abrasel, entidade representante do grupo, divulgado nesta sexta-feira (23).
Entre os estabelecimentos que pretendem abrir durante o feriado (72% dos respondentes), 73% esperam maior faturamento em comparação com o mesmo período de 2025, sendo:
- 25% estimam aumento de até 5%;
- 24% alta de até 10%;
- 12% projetam crescimento a 20%;
- 10% de até 50%;
- 2% projetam crescimento além de 50%.
Por outro lado, 19% não esperam faturamento maior, 5% acreditam que irão faturar menos do que em 2025 e 3% não existiam no Carnaval passado.
Fator que vem registrando recordes seguidos nos últimos tempos e deve ajudar a impulsionar o setor é o fluxo de turistas estrangeiros no país.
“O turista costuma permanecer mais tempo nas cidades, consumir com maior frequência e circular por diferentes tipos de estabelecimentos em busca de experiências ligadas à nossa cultura. Isso faz com que o efeito do Carnaval se espalhe por mais dias e alcance um número maior de negócios”, Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Solmucci complementa ainda que um fechamento de 2025 “bastante positivo” ajuda a criar uma “base mais sólida” para o setor operar em 2026.
“O verão e o Carnaval são apenas o ponto de partida. Ao longo dos próximos meses, o setor ainda deve se beneficiar de datas importantes, como o Dia das Mães e a Semana dos Namorados, além da Copa do Mundo, dos feriados e de um fluxo de turistas que tende a seguir em alta no país”, conclui.