6 curiosidades sobre o Volkswagen Tera The Town, edição mais cara do modelo

O Volkswagen Tera chegou há poucos meses no mercado e parece ter conquistado os consumidores logo de cara. No evento de lançamento, em apenas 50 minutos, o modelo teve 12 mil unidades reservadas. 

A reportagem da CNN testou o Volkswagen Tera The Town por cerca de 10 dias para entender seus pontos fortes e fracos. A edição limitada, entretanto, já esgotou e não é mais comercializada. 

Durante o período com o SUV compacto, a reportagem percorreu trechos de cidade e também levamos o Tera para a rodovia. 

O SUV compacto da Volkswagen, que acumula quase 6 mil emplacamentos entre janeiro e julho deste ano, agrada ao dirigir nos primeiros metros. A calibração do volante e suspensão estão bem acertadas para o uso no dia a dia. 

Em termos de consumo, o Tera foi entregue com etanol e após 302 km percorridos no ciclo urbano, a média foi de 7,2 km/L. 

Reabastecemos o modelo, mas desta vez com gasolina e o levamos para o ciclo rodoviário. Em um trecho de 167 quilômetros percorridos, e com cinco passageiros a bordo, a carro marcou uma média no painel de instrumentos de 15,6 km/L. 

Consumo médio do Volkswagen Tera na estrada • Rodrigo Barros/CNN
Consumo médio do Volkswagen Tera na estrada • Rodrigo Barros/CNN

Voltando a circular pela cidade, e a média saiu dos 7,2 km/l com etanol para 9,5 km/L no tanque com gasolina. Em todos os trajetos, o ar-condicionado esteve ligado.

Um ponto que incomoda durante as acelerações do Tera é o delay no pedal do acelerador. Falta um botão Sport com uma calibração diferenciada para os momentos de ultrapassagem, por exemplo. 

Apesar disso, o desempenho do Tera mais caro é razoável. O motor gera 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. A aceleração do zero aos 100 km/h é feita em 11,7 segundos quando abastecido com etanol.

Apesar de ter menor potência que concorrentes como Renault Kardian e Fiat Pulse, o conjunto é suficiente para o uso diário. 

Veja 6 curiosidades sobre o Volkswagen Tera Outfit 

Pacotes de equipamentos

O Volkswagen Tera mais caro (Highline) parte de R$ 141.890. Ao adicionar os pacotes da cor Azul Artico com o teto preto, o pacote Outfit e mais o pacote ADAS, o preço do Tera chega a R$ 151.179. A versão testada pela reportagem contava com todos esses pacotes.

  • Pacote Outfit: R$ 2.330 
  • Pacote ADAS: R$ 2.879
Preço pode passar dos R$ 150 mil com todos os pacotes • Rodrigo Barros/CNN
Preço pode passar dos R$ 150 mil com todos os pacotes • Rodrigo Barros/CNN

Design chamativo

Ao rodar nas ruas com o Tera, o condutor se sente como uma celebridade. Apesar de não ser um carro de luxo ou raro, ele atrai muitos olhares. A cor Azul Artico também é um segundo ponto para atrair pescoços virados olhando para o SUV compacto.

VW Tera tem design chamativo • Rodrigo Barros/CNN
VW Tera tem design chamativo • Rodrigo Barros/CNN

Iluminação 

O Volkswagen Tera Highline já conta com iluminação dois faróis em LED. O facho de luz é forte e ilumina bem tanto no urbano quanto na estrada. Porém, um ajuste da altura faz falta e agregaria mais valor ao produto.

Volkswagen Tera tem iluminação em LED • Rodrigo Barros/CNN
Volkswagen Tera tem iluminação em LED • Rodrigo Barros/CNN

Câmera traseira 

A câmera traseira do Volkswagen Tera não é um dos seus pontos fortes. A qualidade da resolução é baixa. Em dias de chuva é ainda mais difícil de enxergar obstáculos. Pelo preço que cobra, merecia uma câmera com melhor qualidade. 

Câmera tem baixa resolução • Rodrigo Barros/CNN
Câmera tem baixa resolução • Rodrigo Barros/CNN

Apoio de braço

O apoio de braço do Volkswagen Tera é bem simples. Pequeno, não é possível sequer dividir o apoio com o passageiro. 

Modelo tem apoio de braço mais simples • Rodrigo Barros/CNN
Modelo tem apoio de braço mais simples • Rodrigo Barros/CNN

Freio de mão 

O Tera topo de linha cobra caro pelo pacote de itens que oferece. Exemplo disto é que o carro não tem freio de estacionamento elétrico. Concorrente direto dele, o Renault Kardian já traz a tecnologia desde a versão Evolution, que custa R$ 124.190. 

Freio de estacionamento é manual • Rodrigo Barros/CNN
Freio de estacionamento é manual • Rodrigo Barros/CNN


FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *