O ano de 2026 começa com alerta de tempestade, enfraquecimento de calor e chuva intensa para todo o estado de São Paulo. A semana do Ano Novo será marcada por mudanças nas condições meteorólógicas.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, o enfraquecimento do bloqueio atmosférico e o término da onda de calor que provocou recordes de temperatura, especialmente na capital paulista, darão lugar a um cenário de maior instabilidade com chuvas mais persistentes nos próximos dias.
Além disso, raios e rajadas de vento também poderão ser registrados, principalmente nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Vale do Ribeira.
Previsão para o início de 2026
Para os primeiros dias de janeiro, a passagem lenta de uma frente fria deve intensificar a instabilidade e elevar o risco para chuva forte e temporais em diversas regiões. O avanço desse sistema também pode contribuir para a redução das temperaturas e o enfraquecimento do calor intenso.
Nesta quinta-feira (1º), o sol aparece entre nuvens, com previsão de pancadas de chuva a partir da tarde, que podem ser moderadas a fortes. A instabilidade está associada à rápida passagem de uma frente fria pelo oceano, somada ao transporte de umidade da região Amazônica.
Inmet altera previsão para fim de onda de calor; veja até quando vai durar
Já na sexta-feira (2), uma nova frente fria avança pela costa paulista, com tempo mais nublado e chuva a qualquer hora do dia, principalmente na faixa leste e no litoral do Estado.
As precipitações podem ser moderadas a fortes, com possibilidade de acumulados de chuvas, o que aumenta o risco de alagamentos, deslizamentos de terra, quedas de árvores e interrupções das vias.
Na sexta-feira, a temperatura máxima na capital deve ficar em torno dos 29°C, enquanto no interior os termômetros variam entre 29°C e 33°C.
Os acumulados de chuva entre os dias 1º e 4 serão significativos, com maior destaque para a faixa leste do estado:
Muito altos
- Região do Vale do Ribeira
- Região de Sorocaba
- Região de Campinas
- Baixada Santista
- Litoral Norte
Altos
- Região Metropolitana de São Paulo
- Região da Serra da Mantiqueira
- Vale do Paraíba
Médios
- Região de Araraquara
- Região de Bauru
- Região de São José do Rio Preto
- Região de Franca
- Região de Barretos
- Região de Ribeirão Preto
- Região de Itapeva
- Região de Marília
- Região de Presidente Prudente
- Região de Araçatuba
O Governo de SP mobilizou, ainda, um gabinete de crise para coordenar ações de prevenção e atendimento de municípios diante desta previsão de chuvas intensas.
Calor extremo em São Paulo: cidades do interior ultrapassam 40° C
Ao longo de toda a semana, os órgãos responsáveis pela resposta às emergências reúnem-se na sede da Defesa Civil para otimizar o atendimento às ocorrências e diminuir o tempo resposta.
Defesa Civil orienta para riscos
A Defesa Civil orienta os motoristas que pretendem viajar durante o período de Ano Novo a redobrarem a atenção, principalmente durante episódios de chuva forte.
As orientações para os motoristas são:
- Evitar trafegar por áreas alagadas
- Reduzir a velocidade em pistas molhadas
- Manter distância segura entre os veículos
- Procurar um local seguro para parada em casos de baixa visibilidade
- Acompanhar as condições do tempo e da rodovia antes de iniciar a viagem
- Seguir as orientações dos órgãos de trânsito e concessionárias
Para quem estiver na praia, durante temporais, recomenda-se evitar permanecer na faixa de areia, não entrar no mar em condições adversas e buscar abrigo em locais seguros. Em caso de raios, a orientação é sair imediatamente da água e se afastar de áreas abertas.
Já para quem pretende passar o feriado em chácaras, sítios ou áreas de lazer com piscina a redobrar a atenção às condições meteorológicas. Durante períodos de calor intenso, pancadas de chuva podem ocorrer de forma rápida e com intensidade, acompanhadas por raios e rajadas de vento.
Em caso de chuva forte ou aproximação de tempestades, a recomendação é sair imediatamente da piscina, evitar áreas abertas, não permanecer próximo a árvores, postes ou estruturas metálicas e buscar abrigo em locais seguros e cobertos. Também é importante suspender atividades ao ar livre durante a ocorrência de raios.
A Defesa Civil do Estado afirma que segue monitorando as condições meteorológicas e reforça a importância de acompanhar os alertas oficiais pelos canais oficiais.
*Sob supervisão de AR.